Friday, December 15, 2006

Das Parfum

Finalmente fui ao cinema ver 'O Perfume'. Como já tinha lido o livro á 3 anos atrás, estava curioso.
Os meus parabéns ao produtor alemão Bernd Eichinger por ter feito aquilo que o grande Stanley Kubrick classificou como "infilmável". O seu grande dilema era como podia alguem filmar um cheiro.
O filme está muito fiel ao livvro. Assim, Jean-Baptiste Grenouille é à mesma um rapaz que escapa miraculosamente da morte à nascença, após o falecimento da mãe.
Antes de ir trabalhar para uma perfumaria (onde se revela um verdadeiro prodígio), passou a fase negra da sua vida, onde trabalhava para sobreviver.
No entanto, o seu verdadeiro objectico é conseguir guardar todos os cheiros. Quando o processo normal de destilação se revela ineficaz para guardar o cheiro humano, parte em busca de outros métodos, que o levarão ao homicídio de jovens raparigas para se apoderar do seu cheiro.
Sendo o cheiro infilmável ou não, o acto de cheirar não o é.
Em silêncio, Grenouille vai cheirando o mundo, numa experiência silenciosa de cariz sexual. (claro)
Este não é o tipo de filme para se ir ver com uma rapariga. Mesmo que ela negue, irá achar o filme chato e parado, devido a toda a sua descrição :)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sim, é mesmo um filme monótono, mas não deixa de ser interessante devido ao talento sobre o qual o filme descreve... a arte de cheirar.
Beijos.
Sophie.

3:46 PM  

Post a Comment

<< Home